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Trigo: benefícios, cuidados e forma de consumir

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Trigo: benefícios, cuidados e forma de consumir

O trigo está presente no pão, na farinha, na massa, na cerveja, e, recentemente, também ganhou espaço nas principais reportagens sobre saúde. Afinal, o trigo deve ser evitado ou podemos consumi-lo sem receios? Na verdade, nem um, nem outro. O ideal, como em tantos outros casos, é ter moderação.

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O famoso glúten, que roubou os holofotes, está diretamente relacionado ao trigo. Sua obtenção se dá pela capacidade de aprisionamento do gás carbônico expelido na levedura do fermento, como no caso do pão, por exemplo. É importante ter o acompanhamento com um médico nutrólogo ou endocrinologista para saber se você possui sensibilidade ou alergia à proteína. A casca do grão de trigo é rica em vitaminas do complexo B, sais minerais e fibras; a amêndoa é a principal fonte de amido; e o gérmen do trigo é composto por proteínas e gordura.

Devemos também estipular alguns parâmetros sobre o consumo do trigo. O cereal é mais comumente utilizado como farinha, que é diferente da fibra do trigo e do gérmen de trigo. Cada um possui suas próprias propriedades e fornece benefícios específicos para o organismo:
– Germe ou Gérmen de trigo
– Farelo de trigo
– Farinha de trigo

 

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