Top

TIREOIDE E DEPRESSÃO

tireoide

TIREOIDE E DEPRESSÃO

A depressão é uma síndrome psiquiátrica altamente prevalente na população em geral. Especialistas apontam vários fatores envolvendo genética, estresse, mudanças corporais, principalmente cerebrais, que desempenham papel importante no desenvolvimento desta doença. Geralmente ela se apresenta com alterações do humor, cognitivas, físicas e do comportamento.

Podemos notar que em relação à tireoide a reciprocidade entre essa glândula e as emoções, os estados emocionais e o estresse levam ao ativamento do sistema imunológico, que ataca a tireoide causando as alterações hormonais.

Entretanto, as alterações da tireoide também levam à alterações emocionais. Sendo assim, alterações da tireoide junto com alterações psiquiátricas são muito comuns. Por isso a importância em saber reconhecer a doença endocrinológica que, muitas vezes, se manifesta com alterações psiquiátricas.

O hipotireoidismo causa sintomas comuns à depressão como cansaço, alteração do sono, ganho de peso, desânimo, fraqueza, entre outros.

O médico deve saber reconhecer as doenças endócrinas nas alterações psiquiátricas. Devemos ter muita atenção com pacientes que já realizam tratamento para depressão. Sempre devem ser realizados exames de função tireoidiana quando um paciente apresenta quadro ou sintomas depressivos.

Conheça mais sobre doenças da tireoide.

Nenhum Comentário

Comentar