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ALIMENTOS QUE TURBINAM A MEMÓRIA

ALIMENTOS QUE TURBINAM A MEMÓRIA

Você tem memória de elefante? Quem conhece essa expressão sabe que se trata de um elogio. Significa que a pessoa em questão tem boa memória, é capaz de guardar informações bem específicas e não costuma ter aqueles “brancos” – quando o que precisamos simplesmente some das nossas lembranças.

Alguns alimentos são fontes de nutrientes importantes para a função cerebral por apresentarem ação neuroprotetora. Dessa forma, podem contribuir para a melhora cognitiva e da memória. Os principais nutrientes para essa tarefa são o ômega-3, colina, flavonoides e vitaminas no complexo B.

Para ter um cérebro campeão, pode apostar em ostras, carnes, gérmen de trigo, grãos integrais e castanhas, que são ricos em zinco, substância que atua na formação de novos neurônios, sendo essencial para a estrutura cerebral. Outra pedida são as fontes de selênio, como castanha-do-pará, cogumelo, frutos do mar, cereais, repolho, brócolis e couve-flor. Com o envelhecimento, o aumento na produção de radicais livres compromete o sistema cognitivo, afetando a memória, e o selênio é um poderoso antioxidante que combate esses radicais livres.

Também são superalimentos para o raciocínio e a concentração aqueles que possuem ácido docosahexaenoico (DHA), um tipo de ômega-3 associado ao desenvolvimento do sistema nervoso central. Nesse grupo estão os peixes de água fria, como salmão, sardinha, atum e arenque.

E não podemos nos esquecer, literalmente, das frutas! A fisetina é um flavonoide encontrado no morango, uva, kiwi e tomate. Ela pode estimular os mecanismos cerebrais que aperfeiçoam a memória por impulsionar o amadurecimento das células do sistema nervoso.

Quem busca alternativas mais práticas para turbinar a concentração pode, ainda, apostar nos chás. O chá verde aumenta a conectividade entre as regiões do cérebro, estimula o fluxo sanguíneo cerebral e podem induzir a formação de novos neurônios.

 

Nutrigenética

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