Top

Por que algumas pessoas sentem mais desejo de comer doces do que outras?

desejo de comer doce

Por que algumas pessoas sentem mais desejo de comer doces do que outras?

O que a ingestão de doces provoca no nosso organismo? Acreditem, há uma questão fisiológica na vontade de comer doces. Mulheres em período pré-menstrual, quando há queda da produção de serotonina, podem sentir uma vontade maior de comer doces. Com os índices do hormônio em baixa, o corpo tenta resolver o desequilíbrio pedindo glicose.

O carboidrato é o alimento dos neurônios e das células cerebrais. Por ser fonte de energia, ele também ajuda o corpo humano a se manter vivo. Outros benefícios são liberação de neurotransmissores como a serotonina, que impulsiona o nosso humor, e da dopamina, ligada ao bem-estar, Por isso, ao ingerir o açúcar temos uma sensação de prazer e felicidade, além de funcionar como uma defesa contra o estresse.

Mas é importante consumir o açúcar com moderação e lembrar que ele não está presente apenas em chocolates, balas e doces, mas também em carboidratos como massas, pães e biscoitos. Treine o paladar para sabores menos açucarados. Ao tomar café, por exemplo, vá diminuindo a quantidade de açúcar, ou adoçante, até não colocar mais. Outros comportamentos como dividir sobremesas ou até mesmo recusá-las, ocasionalmente, nos ensinam a dizer não ao doce. O importante é ter consciência. Comer devagar e com atenção plena.

Às vezes é necessário tratar a ansiedade, ou depressão ou resolver uma questão mais estressante para conseguir se livrar da compulsão por doces. Para isto existem medicações que podem ser úteis no tratamento da compulsão por doces.

Nenhum Comentário

Comentar