Top
 

Hiperidrose

Saiba mais sobre hiperidrose

Esse nome complicado é usado para indicar a transpiração excessiva, quando alguém transpira além do que é necessário para regular a temperatura do corpo. À primeira vista não parece tão sério, mas a verdade é que a hiperidrose pode trazer muitos problemas físicos e emocionais.

As mãos de uma pessoa com hiperidrose palmar podem estar sempre frias e úmidas, e marcas de transpiração podem estar sempre aparentes nas roupas. Imagine sentir vergonha toda vez que cumprimentar alguém? Ou na hora de simplesmente levantar os braços? As pessoas afetadas estão constantemente lembrando da sua condição, e isso pode atrapalhar a vida profissional, acadêmica e social.

Quando o suor excessivo aparece em um local especifico do corpo, como palma das mãos, pés, axilas, rosto, sob os seios, no couro cabeludo ou outras partes do corpo com muitas glândulas sudoríparas, trata-se da hiperidrose localizada. Mas existe também a hiperidrose generalizada, que é quando se transpira muito por todo o corpo.

Se não existir a melhora podem ser utilizados medicamentos tópicos ou orais prescritos pelo dermatologista. Uma das alternativas terapêuticas é a aplicação de Botox que também ajuda a controlar o suor. Em quadros mais graves, porém, a disfunção pode exigir intervenção cirúrgica para a retirada das glândulas sudoríparas ou uma cirurgia chamada simpatéctomia.