Top
 

Genética na atividade física

GENOGYM MASTER – RESPOSTA GENÉTICA À ATIVIDADE FÍSICA

 

Desde a descoberta e divulgação do Genoma Humano, o campo da medicina passou por transformações. Atualmente, vivemos a era da Medicina Molecular, também chamada de Medicina 4P, por ser baseada em 4 pilares importantes: Prevenção, Predição, Personalização e Participação.

A herança genética associada aos fatores ambientais pode promover melhor adaptação ao treino e à nutrição, uma vez que a partir desse conhecimento, o aluno e/ ou paciente poderá ter uma Nutrição e um Treino Personalizados.

O desempenho esportivo está associado a muitas características individuais como peso, altura, composição corporal, a própria nutrição, capacidade cardiorrespiratória, capacidade de utilização de glicogênio e lipídios, bem como os tipos de fibras musculares predominantes e aspectos psicológicos.

A predisposição se refere a certa probabilidade de se ter ou não determinada característica e isso não se refere à sentença final ou único destino. Por exemplo, um indivíduo com polimorfismos para o gene associado à obesidade poderá ter influência do meio ambiente e esse fato favorecer o ganho de peso. Assim, com essa informação adicional, a conduta do prescritor poderá ser mais assertiva.

 

Volte para medicina personalizada – testes genéticos

http://ully.med.br/tratamentos-nutrologia/testes-geneticos/