Top
 

Risco de melanoma

VOCÊ TEM RISCO DE TER MELANOMA?

 

O melanoma é uma lesão maligna potencialmente grave, que pode surgir na pele, nas membranas mucosas, nos olhos e no sistema nervoso central, com grande risco de produzir metástases e com altas taxas de mortalidade nos estágios mais avançados.

A hereditariedade de melanoma é estimada em 18-21%, ou seja, os fatores ambientais contribuem mais para o  risco do que fatores genéticos. Contribuições genéticas para o risco de melanoma incluem fatores ainda desconhecidos e também fatores conhecidos, como os polimorfismos analisados neste teste. Outros fatores que podem aumentar o risco incluem: pele clara, viver em um clima ensolarado, a exposição excessiva ao sol, uma história de queimaduras solares, nevos atipicos, presença de numerosos nevos e sardas, cabelos ruivos e incapacidade de bronzeamento.

Este teste não é diagnóstico de melanoma. Esse é um teste preditivo, que analisa os genes TYR (tirosinase), SLC45A2 (também conhecido como gene CDKN2A ou gene MATP – proteina transportadora associada a membrana) e MC1R (receptor de melanocortina 1).

 

Volte para medicina personalizada – testes genéticos

Medicina personalizada – Testes genéticos