Top
 

Deficiências de vitaminas e minerais

As vitaminas, substâncias presentes em muitos alimentos, são fundamentais para a manutenção da boa saúde. Um estilo de vida com uma dieta cheia de alimentos processados e gordurosos, por exemplo, pode levar as pessoas a sofrerem de deficiência de vitaminas. Este grave problema também pode acontecer devido a um sistema digestivo impróprio. As vitaminas com enzimas ajudam na liberação da energia no corpo, ajudando a manter as atividades químicas.

O nosso corpo necessita das vitaminas para muitas funções que são vitais. Por isso, deve-se consumir uma quantidade adequada de vitaminas, seja com o consumo de alimentos, seja com o consumo de suplementos. A deficiência das vitaminas essenciais normalmente é resultado de hábitos alimentares pouco saudáveis, como uma alimentação pobre em frutas, verduras e legumes. A deficiência de vitaminas no organismo é um problema muito grave, e deve ser tratada com alimentos naturais e/ou suplementos dietéticos.

 

Beribéri: Os principais sintomas desta doença são danos cerebrais, dores, fraqueza corporal, perda de peso, frequência cardíaca irregular e insuficiência cardíaca. O beribéri foi endêmico na Ásia durante um longo período. Esta doença é causada pela falta de vitamina B1 (tiamina), que pode ser obtida a partir da casca de sementes de grãos de cereais.

 

Pelagra: Os sintomas desta doença são a diarreia, a dermatite e a demência. Ele também pode levar a pessoa à morte. A falta de vitamina B3 (niacina) pode causar a doença. Seguir com uma dieta rica em vitamina B3 pode facilmente tratar a pelagra.

 

Deficiência de Biotina: A deficiência de biotina provoca anemia, queda dos cabelos, erupções cutâneas, alucinações e doenças mentais, sonolência e depressão. A biotina é uma vitamina que pode ser obtida a partir do consumo de carne, fígado, leite, amendoins e alguns vegetais.

 

O escorbuto: O escorbuto pode causar sintomas como a perda dos dentes, manchas na pele, febre, sangramento nas gengivas, letargia e até mesmo causar a morte. O escorbuto é causado devido à deficiência de Vitamina C.

Bolinhas vermelhas e brancas no corpo: o surgimento de bolinhas vermelhas e brancas, parecidas com acnes, nas regiões dos braços, coxas e bochechas acontece devido à falta de ácidos graxos essenciais e vitaminas dos grupos A e D. Porém, ao contrário da acne, estas bolinhas apresentam como característica principal uma consistência mais robusta, além de doerem bastante quando tentamos eliminá-las. São parecidas como bolinhas de gordura que surgem em nosso corpo.

 

Hypocobalaminemia: Esta doença com nome difícil leva a danos na medula espinal e deterioração do cérebro durante o decorrer do tempo. Ela também pode causar perturbações mentais. Os sintomas da hypocobalaminemia são depressão, irritabilidade, fadiga e má memória. Ela é causada devido à deficiência de Vitamina B12 no nosso organismo. A Vitamina B12 pode ser obtida através do consumo de alimentos como ovos, carnes, laticínios e etc.

 

Raquitismo: O raquitismo leva os músculos e ossos a ficarem moles, e é uma doença que ocorre principalmente em crianças e bebês. O raquitismo é causado devido à falta de vitamina D. A vitamina D é fundamental para que o cálcio seja absorvido nos ossos para fortalecê-los.

 

Ariboflavinosis: A doença Ariboflavinosis é comumente observada principalmente em crianças desnutridas e pessoas alcoólicas. Os seus principais sintomas são os lábios rachados, os olhos injetados de sangue, o inchaço na garganta, a língua rosa brilhante e a baixa contagem de células vermelhas do sangue. A causa desta doença é a deficiência de vitamina B2 (riboflavina), porém o problema pode ser facilmente tratado com o consumo regular consumo de alimentos adequados, incluindo o leite, diversos tipos de cogumelos, carne, ovos e vegetais de folhas verdes.

 

Deficiência de vitamina K: A deficiência desta vitamina normalmente afeta recém-nascidos e crianças. Ela pode causar sérios problemas à saúde, como hemorragia descontrolada e ossos subdesenvolvidos. As injeções de Vitamina K são aplicadas em recém-nascidos em muitos hospitais, a fim de que tal deficiência possa ser evitada. A Vitamina K pode ser obtida a partir do consumo de saladas e vegetais folhosos. A deficiência de Vitamina K também é observada em indivíduos bulímicos, seguidores de dietas rigorosas, alcoólatras e pessoas que sofrem de fibrose cística.

 

Parestesia: A Vitamina B5 pode ser obtida, em maior parte, a partir da ingestão de substâncias alimentares. Esta deficiência é encontrada, principalmente, em indivíduos que se encontram desnutridos. A deficiência desta vitamina pode levar o indivíduo a desenvolver parestesia crônica, conhecida especialmente pelas pessoas como a sensação de entorpecimento, pois o membro adormece. Entretanto, a parestesia não é uma doença grave, e é normalmente observada em pessoas que estão sofrendo de deficiência de vitamina B5.

 

Cegueira Noturna: A cegueira noturna faz com que o paciente perca a vista completamente, ou fique com a visão borrada durante a noite. A causa da cegueira noturna é a deficiência de Vitamina A. Incluir cenouras em sua dieta, portanto, pode ajudar a combater esta doença.